Problemas recorrentes: vamos parar de apagar incêndio?

Compartilhar em:

Algo que vemos muito no dia a dia são os problemas recorrentes.

Ou seja, desafios que por ora acredita-se que está resolvido, mas quando menos se espera, eles emergem novamente.

Esses problemas recorrentes fazem com que a empresa fique apagando incêndio em vez de focar em gerar mais resultados.

Que tal, mapear esses problemas e arrumar a casa de uma vez por todas? Ou, em outras palavras, fazermos melhorias na empresa.

Melhoria tem a ver com a eficiência, e a eficiência com fazer mais com menos, ou seja, a produtividade. E produtividade com redução de custos.

Sim, um dos caminhos para a redução de custos na empresa vem com a melhoria das suas atividades ou a melhoria de seus processos. É preciso rever os processos para eliminar erros, atrasos e desperdícios de tempo e dinheiro.

Tudo que a empresa faz e que os clientes não valorizam é um indicativo de que algo está errado e precisa ser corrigido.

Imagina um restaurante na seguinte situação: Investe em melhores instalações e marketing para atrair clientes, porém quando o cliente decide dar preferência ao restaurante, ele tem um atendimento insatisfatório: O garçom demora em atender e quando atende não anota o pedido corretamente e por ai vai.

Este é um exemplo extremo, mas muito comum de acontecer. Com o atendimento ruim, o gestor ficará apenas apagando incêndio.

O leitor pode transportar o exemplo para sua realidade, quando a empresa tem muitos incêndios a serem apagados, a gestão perde espaço no dia a dia e o gestor não tem tempo e nem disposição para analisar estrategicamente a empresa.

E quanto mais incêndio a ser apagado, maior a necessidade de melhoria em seus processos.

Problemas recorrentes: arrumar a casa é preciso!

Por isso, reiteramos o convite para a “arrumação”. Os passos abaixo facilitam o processo:

  1. É preciso iniciar por uma área, assim sendo escolha a área que mais tem incêndios a serem apagados;
  2. Liste todos os resultados indesejáveis que esta área apresenta;
  3. Caso tenha problemas que envolvem outras áreas, divida-os e foque na parte do problema ligado á área escolhida. Isto é o que chamamos de problemas localizados;
  4. Para cada problema listado defina um indicador de desempenho para acompanhar a evolução;
  5. Defina meta (SMART) para cada problema listado e monte um plano de ação (PDCA);
  6. A meta (SMART) prevê um prazo para conclusão do objetivo, por isso acompanhar até o prazo é importante, e caso o resultado não seja como o previsto, o utilize novamente o PDCA para as ações corretivas.

Foque na meta e diariamente faça algo para atingi-la, temos certeza que iniciando o processo por uma área e depois partindo para outras, em breve sua empresa estará toda organizada, pois gerenciar é atingir metas.

Nós da Austria Negócios estamos a disposição para te auxiliar neste processo, pois acreditamos na eficiência com simplicidade

Cezar Souza

Diretor de Projetos de Consultoria

Administrador de empresas com MBA em Gestão de Financeira, Controladoria e Auditoria pela Universidade FGV

Austria Negócios

plugins premium WordPress