Empresas Cartesianas: entenda a força

Compartilhar em:

Quanto mais eu mergulho no mundo das empresas, mais eu percebo a importância de uma liderança cartesiana. Cartesiano é um adjetivo referente a Descartes, filósofo, físico e matemático francês, além disso, considerado o “pai da filosofia moderna”.

Esse pensador inspirou vários outros pensadores e executivos, como por exemplo o criador do ciclo PDCA, Shewhart, engenheiro americano e introdutor do controle estatístico para o controle da qualidade e desenvolvimento de KPIs.

Mas, os fragmentos que lhe deram origem se desenvolveram ao longo de, pelo menos, 300 anos de pensamento filosófico.

Observe que paradoxo: mesmo vivendo na “era da informação”, onde possuímos uma vasta base para análise, muitas empresas ainda agem por instinto, diversos executivos caminham pela pura intuição, ao invés de usar um método. ,

E, com método, não me refiro à burocracia, ou a fazer as coisas sempre do mesmo jeito, mas sim uma busca vigorosa pela perfeição, por bons processos, por excelência com o menor custo, por rapidez sem perder qualidade, pelo conhecimento do cliente e suas peculiaridades.

O mundo está mudando cada vez mais rápido e, dessa forma, para ficar para trás, basta ficar parado

De acordo com a Gartner, até 2025, 55% dos empregos existentes hoje serão extintos. Além disso, até 2022, os clientes irão gerenciar 85% de sua interação com as empresas sem interagir com um humano.

Empresas cartesianas: precisamos voltar a ser mais cartesianos

O racionalismo cartesiano é um pensamento estabelecido por Descartes em suas obras o “Discurso do Método” (1637) e as “Meditações Metafísicas” (1641), nas quais expressa a sua preocupação com o problema do conhecimento.

Ele se preocupa em como conhecer melhor as coisas e seu ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida.

O método de Descartes era a dúvida e o questionamento. Ele sabia que a tradição e os sentimentos influenciavam a razão e, de todas as formas, ele queria uma verdade científica isenta de influências.

A história das reflexões de Descartes é bem interessante:

Após pensar em muitos métodos, Descartes começa a questionar exageradamente “e se eu estiver dormindo, como sei o que é verdadeiro?”.

Depois de refletir, ele chega à conclusão de que os números e formas são mais confiáveis do que tudo, pois, dormindo ou acordado, 2+2 são 4 e um quadrado continua sendo quadrado, mesmo nos sonhos.

Aí, ele exagera mais uma vez em busca da perfeição, cogitando a possibilidade dos seus sentidos estarem lhe enganado e talvez tudo ser uma ilusão. Dessa forma, Descartes entende que só o fato dele cogitar as coisas faz com que ele comprove sua existência, daí nasce a famosa frase “Penso, logo existo”.

O método da dúvida no mundo dos negócios

Esse é o maior ensinamento de Descartes para as empresas: só existe no mercado quem pensa, reflete, analisa, submete a exame o trabalho feito.

O método da dúvida é excelente para os negócios. Essa agitação pela busca da excelência leva pessoas à inovação, muitas empresas se reinventam e criam tendências e o que não pode é cair na mesmice e deixar de evoluir. Pense:

  1. Quão motivados estamos para ser excelentes?; 
  2. Nós podemos fazer mais?;
  3. Como posso melhor a qualidade dos meus produtos e serviços para o cliente?;
  4. De que forma melhorar os processos e a logística?;
  5. Como tornar a experiência de compra e o atendimento mais atrativo e personalizado?;

Você se lembra quando tínhamos que comprar um CD com várias músicas e pagar por todas elas? Na maioria das vezes, queríamos apenas uma música daquele CD!

Alguém veio e fez melhor: hoje só precisamos fazer um download. Lembra-se, além disso, de quando a Kodak era detentora de 91% do mercado de revelação de fotos e dos equipamentos fotográficos?

Ela teve a oportunidade de sair na frente com a tecnologia digital, contudo, não era mais uma empresa “cartesiana” e o resultado foi que após um século de monopólio, ela virou apenas uma lembrança.

O mundo não para, por isso não perca a vibração!

Só no dia de hoje, enquanto eu escrevo esse artigo, a população mundial é de 7.681.940.432. Os nascidos nesse ano que acaba de começar são 13.639.042 e os nascidos hoje 141.720. A futura profissão das crianças que estão nascendo nem existe ainda!

O mundo é empurrado pelos vibrantes, curiosos, motivados, questionadores. Nessa perspectiva, portanto, todo empreendedor é um filósofo!

Felipe Ramos
Diretor de inteligência de negócios
Graduado em filosofia e pós-graduado e economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

plugins premium WordPress