Como saber se sua empresa é viável?

Compartilhar em:

Imaginemos uma panela de ferro muito quente, que será manuseada por duas pessoas distintas; a primeira sabe que a panela está muito quente enquanto a segunda não sabe. Quem tem mais chance de se machucar?

Fazendo uma analogia com o mundo corporativo, a empresa que conhece a fundo sua situação atual, no entanto, corre menos riscos do que aquela que não conhece.

Conhecer a fundo significa compreender o desempenho econômico-financeiro do negócio e como as decisões cotidianas podem levar à consequência da sustentabilidade ou não.

Conforme o ensinamento deixado por Deming, “O que não é medido não é gerenciado”. Então como medir o desempenho econômico-financeiro da empresa?

Como saber se a empresa é viável economicamente? Se sua atividade é lucrativa e gera o capital necessário para seu autofinanciamento? Se o capital de giro é suficiente para suas operações?

Diagnóstico econômico financeiro para saber se a empresa é viável

O diagnóstico econômico-financeiro tem as respostas para estas questões e mostra o panorama da viabilidade e sustentabilidade econômica e financeira.

Além disso, pode ajudar a criar vários indicadores de desempenho para medir o seu progresso porque, como dissemos acima: “o que não é medido não é gerenciado”.

Com o atual cenário econômico e político Brasileiro o diagnóstico econômico-financeiro torna-se imprescindível para identificar e, além disso, definir ações ao responder perguntas do tipo:

  • Qual percentual de desconto você pode conceder para alavancar o faturamento?
  • Qual percentual de aumento o faturamento precisará para compensar o desconto concedido?
  • Onde está ou estão as deficiências da operação da empresa?

Uma empresa com o diagnóstico econômico-financeiro estruturado é uma empresa preparada para fazer valer melhor as oportunidades que possam surgir, pois tem uma base consistente de informações que a sustentam para isso. Comprovadamente é uma poderosa ferramenta de gestão.

Voltando ao exemplo da panela quente, a pessoa com conhecimento da temperatura da panela, tomará todas as precauções para manuseá-la com segurança de forma a garantir sua integridade.

Porém, o mesmo não se pode afirmar da pessoa que não tem essa informação, pois não sabe os riscos que corre, podendo se machucar não tomando as devidas precauções.

Continuando a analogia, são grandes os riscos da empresa que não tem informações claras dos desafios econômicos e financeiros que pode enfrentar.

E você empresário, conhece a fundo os reflexos das decisões cotidianas no desempenho econômico e financeiro de sua empresa?

A Austria Negócios pode ajudar sua empresa a responder esta e muitas outras questões.

plugins premium WordPress